Com a proposta de preencher uma lacuna e suprir falhas de difusão significativa de livros da literatura mato-grossense contemporânea, o projeto Literamato – Produção e Difusão de Literatura Mato-grossense está em plena execução. Na primeira edição do projeto, estão sendo distribuídos 12 mil livros de autores reconhecidos e premiados do estado, para bibliotecas públicas, escolares e comunitárias.
Executada pela Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim), a iniciativa contempla a aquisição e distribuição de 12 títulos de reconhecido destaque, sendo cinco títulos inéditos e sete com suas edições já esgotadas, em um total de doze títulos, de nove autores.
São eles: Passagem Estreita – Divanize Carbonieri, Sinais de Chegadas – Odenir Pinto De Oliveira, Não Presta Pra Nada – Marta Cocco, O Vírus Do Ipiranga, Galileu Dançou Por Muito Menos, Resumo Da Ópera e Paraíso Em Fuga – Eduardo Mahon, O Bibliófago – Isabela Toreza, Tikare Alma-De-Gato – Alexandre Rolim, Passado A Limpo – Icléia Rodrigues de Lima, Mundo Dos Sonhos – O Ferreiro e a Cartola – Victor Angels, e As Luzes Que Atravessam O Pomar – Wuldson Marcelo.
“É importante ressaltar que os autores escolhidos para esta primeira fase, sem dúvidas, estão incluídos no seleto grupo que faz a literatura mato-grossense contemporânea ter uma relevância nacional, ocupando lugar entre as produções mais importantes do país, por sua qualidade e regularidade de produção”, explica o produtor José Paulo Traven.
A Amiscim também vai adquirir dois exemplares de cada título em formato acessível com impressão em Braille que serão doados para o Instituto dos Cegos de Mato Grosso.
Distribuição
Para a distribuição, foram firmadas parcerias com instituições e órgãos, como Secretaria Estadual de Educação, Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, Secretarias Municipais de Educação e Cultura.
Do total de livros, 7.200 foram doados para a Unemat, por meio do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – PPGE, com a coordenação da Dra. Walnice Vilalva, para que sejam distribuídos, gratuitamente, para escolas e professores por todo o estado. Ao todo, instituições em 18 municípios serão beneficiadas e o trabalho tem início em março.
“Em cada município, além da biblioteca municipal, uma escola estadual será contemplada com o projeto, focalizando nos professores de língua e literatura”, explica.
De acordo com ela, as obras chegarão à escola com toda uma preparação do professor de língua portuguesa, garantido que cada escola, cada professor do ensino médio, adote um dos autores de Mato Grosso no seu plano de ensino para o ano de 2022. “Essa estrutura que propõe a formação do formador, do professor de língua e literatura, possibilitará a inserção dos escritores mato-grossenses na rotina da sala de aula”.
Lives
A iniciativa conta ainda com a realização de lives com os autores dos livros distribuídos para que professores, bibliotecários, alunos e leitores em geral possam ter uma experiência mais intima de capacitação e vivência com os autores e suas obras, popularizando e valorizando a literatura mato-grossense.
O projeto é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Assembleia legislativa e Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim) e viabilizado por meio de emendas parlamentares dos deputados Paulo Araujo e Xuxu Dalmolin.