O projeto Literamato – Produção e Difusão de Literatura Mato-grossense, executado pela Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim), realizou nesta semana entrega de livros em braile e em formato acessível ao Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat), à Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça e ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso. Ao todo, foram disponibilizados dois exemplares em braile, de cada um dos 12 títulos que compõe o projeto, e 268 kits de livros, que perfazem, um total de 3.226 livros em formato de texto.

Os títulos distribuídos foram: Passagem Estreita – Divanize Carbonieri, Sinais de Chegadas – Odenir Pinto De Oliveira, Não Presta Pra Nada – Marta Cocco, O Vírus Do Ipiranga, Galileu Dançou Por Muito Menos, Resumo Da Ópera e Paraíso Em Fuga – Eduardo Mahon, O Bibliófago – Isabela Toreza, Tikare Alma-De-Gato – Alexandre Rolim, Passado A Limpo – Icléia Rodrigues de Lima, Mundo Dos Sonhos – O Ferreiro e a Cartola – Victor Angels, e As Luzes Que Atravessam O Pomar – Wuldson Marcelo.

Para o presidente do Icemat, Udeilson Cezar de Arruda, a iniciativa favorece a inclusão social e o pleno exercício da cidadania. “Embora o mundo esteja no caminho digital, é para nós de suma importância o acesso ao conhecimento e do saber no domínio da leitura e escrita em braile. Faremos bom uso e incentivo na divulgação de nossos escritores regionais”.

A gerente da Biblioteca, Elienes Moreira, ressalta que para a instituição, que é guardiã da memória, valorizar os autores mato-grossenses é de fundamental importância. “Desta forma, poderemos divulgar aos estudantes, pesquisadores e todos aqueles que buscam conhecimento na biblioteca, os nossos autores regionais”.

De acordo com ela, os mais de 3 mil exemplares em formato de texto, doados pelo projeto Literamato, serão disponibilizados para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. “Adaptações e ferramentas que tornem acessível a leitura é uma ótima prática para que seu conteúdo esteja ao alcance de todos. Neste contexto, a iniciativa da Amiscim irá contemplar 159 unidades distribuídas pelo nosso Estado”, comemora Elienes.

O consultor em Planejamento e Gestão Cultural e diretor da Amiscim, José Paulo Traven, destaca que o projeto Literamato é um programa de produção e difusão de literatura mato-grossense, com o objetivo de fazer com que os livros cheguem a todos.

“A cada ação nos esforçamos para fazermos livros em formato acessível. Tenho certeza que esse material fará grande diferença na vida de pessoas com deficiência visual, pois a leitura contribuirá para que eles compreendam de forma mais objetiva o contexto que os cerca. Nós da Amiscim, estamos muito felizes com esta ação tão especial”.

O projeto

Com a proposta de preencher uma lacuna e contribuir com difusão de livros de literatura mato-grossense contemporânea, o projeto Literamato – Produção e Difusão de Literatura Mato-grossense está em plena execução. Na primeira edição do projeto, estão sendo distribuídos 12 mil livros de autores reconhecidos e premiados do estado, para bibliotecas públicas, escolares e comunitárias.

A iniciativa contempla a aquisição e distribuição de 12 títulos de reconhecido destaque, sendo cinco títulos inéditos e sete com suas edições já esgotadas, em um total de doze títulos, de nove autores.